O convite para a festa

(Lc 14.15-24)

A primeira coisa que vemos nessa parábola é que certo homem deu uma festa. A festa foi dada. Os convites não foram vendidos. Se Deus nos convida, Ele paga todas as coisas.
Uma grande ceia
A ceia é grande por causa do quanto ela custou. Se Deus disse que é uma grande ceia, pode ter certeza de que será uma festa como nenhuma outra. O Senhor disse que aquele que viesse a Ele nunca teria fome. Deus mesmo está dando a festa e então enviou os seus servos para chamar os convidados e dizer: “Vinde, porque tudo já está preparado”.
O convite
O convite é feito à hora da ceia (v. 17). Os servos saem para convidar porque tudo já está pronto para a festa. Ninguém é convidado para trazer coisa alguma, para dar nada, pois tudo já foi providenciado. Todos são convidados para vir e receber. Você não foi convidado para trazer algo para o Senhor, mas para receber e desfrutar da festa.Todas as coisas estão prontas. A salvação está pronta. A justificação pela fé está pronta. A paz já está disponível. A saúde é apenas uma migalha, mas o pão inteiro está sobre a mesa à nossa disposição (Mt 15.27-28). O vinho novo do deleite pode ser bebido e o óleo da alegria já está servido. Os servos dizem: “Todas as coisas já estão prontas! Venham para a grande ceia!”
Mas os convidados começaram a se escusar e rejeitar o convite. O primeiro se desculpou dizendo que tinha comprado um campo e precisava vê-lo. O segundo convidado disse que tinha comprado cinco juntas de boi e precisava ir experimentá-las. O terceiro disse: “Acabei de me casar e por isso não posso ir”.
A ira do Senhor
Os servos voltaram e relataram ao Senhor todas as desculpas. Então o Senhor ficou irado. Você precisa entender o que deixa o Senhor irado. Na Velha Aliança, o homem tinha de se relacionar com Deus por meio da obediência aos mandamentos. Naquele tempo, ignorar a lei trazia a ira de Deus. Mas hoje, no Novo Testamento, o que desperta a ira é quando o homem rejeita toda a bondade de Deus, quando as pessoas se recusam a receber o que Deus graciosamente está dando a elas.
A casa cheia
Em termos espirituais todos nós éramos cegos ou aleijados e coxos, mas enquanto comemos do pão da festa, somos sarados. Os servos dizem ao Senhor que a casa estava cheia, mas ainda tinha lugar. O Senhor, então, manda que os servos saiam pelos caminhos e atalhos e obriguem todos a entrar para que a casa fique cheia. Para aqueles que não têm visão de uma grande igreja, saiba que a vontade do Senhor é que a casa esteja cheia. A vinda do reino depende da casa se encher.
A mesa do Rei
Certo dia, Davi disse: “Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas?” (2Sm 9.1). Nessa história, Davi representa Deus, Jônatas aponta para Cristo e a casa de Saul aponta para a humanidade caída. Sempre que Deus Pai se lembra da aliança de Cristo, Ele quer usar de bondade para conosco. O nome Jônatas significa “dom de Deus”, o que nos fala de Cristo, que nos foi dado pelo Pai. Mefibosete filho de Jônatas vivia em Lo-debar, que significa “sem pasto”. Ele vivia no deserto, num lugar sem alimento. Assim é o homem sem Deus, vive em sequidão, sem provar do alimento da Palavra de Deus, sem participar da mesa do Rei. Mefibosete vivia num lugar sem pão, em completa miséria. Mas Davi deu a ele tudo o que Saul possuía. Saul era rei, você tem ideia de quão rico ele era? Num instante, toda a sua riqueza lhe foi restituída. E para completar, Mefibosete vai agora comer o pão todos os dias na mesa do rei. Mefibosete era aleijado, seu andar não era perfeito, mas, assentado com o rei, sua condição era coberta. Mesmo depois de salvo, o seu andar com Deus ainda não é perfeito, mas você está assentado à mesa diante do Rei. Estando à mesa, o Rei não vê o seu caminhar. Apenas coma do pão, pois enquanto se alimenta, você é transformado e fortalecido. Assentado com Cristo, você se esquece do seu caminhar e pode desfrutar de perfeita comunhão.
Mas será que não tenho de trazer minha obediência e santidade para o Rei antes que Ele me aceite na sua mesa? Você foi convidado para uma festa em que tudo já foi providenciado. Você não traz nada, apenas recebe. O que Deus espera é que você aceite o convite. Esta é a sua parte, aceitar a imensa graça que lhe é oferecida.
Perguntas para compartilhar:
1. Qual tem sido a sua resposta diante do convite do Rei?
2. O que desperta a ira de Deus no Novo Testamento?

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2015 Igreja Videira em Fortaleza/CE | Vivemos com amor.
Topo
Desenvolvido por AlissonDesign