“Pois fostes regenerados, não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.”(1Pe 1.23)

Confissão: Eu fui gerado pelo Pai mediante a semente incorruptível da palavra viva de Deus. Sou da espécie de Deus, pois tenho a sua natureza e a sua vida em mim. Sou um novo homem na dimensão espiritual, recebi a vida eterna e fui feito um ramo da videira mediante a imutável palavra de Deus, a qual vive e é permanente em minha vida.

 

05.05.17 [13º Dia Jejum O PÃO DOS FILHOS] – MALDIÇÕES EM CRENTES

Uma pergunta que as pessoas frequentemente fazem é se ainda existe maldições nesse tempo da graça. Obviamente nós somos abençoados com toda sorte de bênção espiritual, mas será que um crente ainda pode sofrer com maldições?
Em Gálatas 1 Paulo diz claramente que qualquer um, inclusive ele mesmo, se vier a perverter o evangelho sofrerá maldição, anátema. No contexto de Gálatas, como as pessoas estavam pervertendo o evangelho? Introduzindo a lei com fim de se tornarem justos.
Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Gl. 1:6-8
Essa maldição é claramente para pregadores, mas no momento em que você começa a compartilhar com outros um evangelho pervertido você se coloca debaixo de maldição, mesmo que seja apenas conversando, escrevendo num blog ou compartilhando numa página do facebook. Sendo assim podemos afirmar que ainda existem maldições no Novo Testamento.
Paulo diz que a maldição poderia vir sobre ele mesmo caso mudasse o evangelho. Paulo era um apóstolo, salvo, cheio do Espírito, mas ele diz que mesmo ele entraria na maldição se distorcesse o evangelho. A maldição mencionada em Gálatas é uma maldição que foi esquecida, mas que ainda é real.

Como um crente sofre com a maldição?
Paulo diz que a bênção é guardada exclusivamente para aqueles que possuem a mesma fé de Abraão. Quando Abraão creu em Deus ele foi justificado. Isso foi exclusivamente pela fé, sem nenhuma obra da lei. Foi por causa da fé que Abraão foi justificado.
Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos. De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão. Gl. 3:8-9
Os da fé é que são abençoados. Mas o que é ser da fé? No contexto de Gálatas ser da fé é crer que a justificação vem da fé. Quando cremos que somos justificados pela fé nós somos abençoados como foi Abraão.
E como Abraão foi abençoado? Ele foi chamado amigo de Deus, era rico e próspero, viveu quase 150 anos e ainda teve mais filhos no segundo casamento com Quetura. Ter a bênção e o favor de Deus é a coisa mais importante na vida. Quando você é abençoado ninguém pode pará-lo ou resisti-lo. Talvez você não seja o mais esperto, inteligente e nem o mais bonito ou habilidoso, mas se a bênção está sobre você tudo ao seu derredor vai convergir para promovê-lo e colocá-lo numa posição de honra. Lembre-se que a mão de nenhum homem é grande o suficiente para parar a mão de Deus.
Assim a vontade de Deus é que sejamos abençoados, mas se deliberadamente resolvemos ainda viver segundo o padrão da lei, então a maldição vem sobre nós. Não é que Deus nos amaldiçoa, mas se decidimos viver pela lei devemos cumprir todos os mandamentos, caso contrário a maldição virá. Tiago diz que aquele que quebrar um único mandamento da lei é culpado de todos eles (Tg. 2:10).
Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las. Gl. 3:10
Assim os que são da fé são abençoados, mas os que são das obras da lei estão debaixo de maldição. Se você vive pelo favor imerecido você é abençoado, mas se decide viver pelas obras da lei, pelo favor merecido, pela justiça própria, você mesmo se coloca debaixo de maldição. No momento em que você tenta viver a santificação ou obter justiça baseado nas obras da lei você se coloca debaixo da maldição.
A ordem de Deus é muito clara, se queremos viver pela lei devemos cumprir todos os mandamentos, caso contrário caímos em maldição. Para aqueles que decidem viver pela lei a única maneira de se livrar da maldição é cumprindo todos os mandamentos. O problema é que ninguém jamais conseguiu cumprir a lei.

Fomos libertos da maldição
Escolher viver pela graça ou pela lei é escolher viver debaixo da bênção ou debaixo de maldição. Se vivemos pela graça do Evangelho já não sofremos maldição, pois Cristo se fez maldição em nosso lugar.
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro). Gl. 3:13
Cristo nos resgatou da maldição da lei e nos deu todas as bênçãos da lei. Em Deuteronômio 28 temos a lista de bênçãos e maldições da lei. São 14 versículos para as bênçãos, mas são 54 para as maldições. Não temos como ver cada bênção, mas vamos ler algumas.
Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo. Dt 28:3
Isso significa que a bênção está sobre nós e não sobre o lugar onde estamos.
Bendito o fruto do teu ventre… Dt. 28:4
Todo o seu corpo é abençoado com saúde e fertilidade. A nossa bênção também se estende aos nossos filhos. Não importa o que digam sobre eles podemos declarar que são abençoados.
O SENHOR fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti… v. 7
O SENHOR determinará que a bênção esteja … em tudo o que colocares a mão. v. 8
O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu…, emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado. v. 12
Ser abençoado é emprestar. Tomar emprestado é maldição. Fazer dívida não é pecado caso contrário emprestar também seria, pois nesse caso quem empresta estaria induzindo o outro ao pecado.
O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda. v. 13
As maldições incluem áreas como a sua saúde, sua família, sua provisão e sua paz.
O SENHOR te ferirá com a tísica, e a febre, e a inflamação, e com o calor ardente, e a secura, e com o crestamento, e a ferrugem; e isto te perseguirá até que pereças. v. 22
A tísica é tuberculose. Cristo nos resgatou de todas as maldições de enfermidade.
O SENHOR te ferirá com as úlceras do Egito, com tumores, com sarna e com prurido de que não possas curar-te.. V. 27
então, o SENHOR fará terríveis as tuas pragas e as pragas de tua descendência, grandes e duradouras pragas, e enfermidades graves e duradouras. v. 59
Essa é a descrição de doenças crônicas que duram toda uma vida. Mas Cristo nos resgatou de todas essas maldições. Não estamos mais debaixo de nenhuma dessas maldições da lei. Mas aquele que escolhe viver pelas obras da lei estão ainda sujeitas a elas.
A respeito dos filhos se diz que eles serão levados cativos.
Gerarás filhos e filhas, porém não ficarão contigo, porque serão levados ao cativeiro. v. 41
Ser levado cativo é estar preso por drogas, álcool e coisas assim. Tudo isso é maldição, mas nós fomos libertos delas.
Com respeito a provisão também havia maldições na lei.
O estrangeiro que está no meio de ti se elevará mais e mais, e tu mais e mais descerás. Ele te emprestará a ti, porém tu não lhe emprestarás a ele; ele será por cabeça, e tu serás por cauda. Dt. 28:43-44
Certamente fomos redimidos da pobreza e da miséria. A graça do Senhor Jesus Cristo, é que, sendo rico, se fez pobre por amor de nós, para que, pela sua pobreza, nos tornássemos ricos ( II Cor. 8:9).
O SENHOR te fará voltar ao Egito em navios, pelo caminho de que te disse: Nunca jamais o verás; sereis ali oferecidos para venda como escravos e escravas aos vossos inimigos, mas não haverá quem vos compre. Dt 28:68
Essa é a suprema humilhação. Além de serem vendidos como escravos não haveria ninguém interessado em comprá-los. A última palavra de maldição é que ninguém iria comprá-lo, mas Cristo veio justamente para nos redimir. A palavra resgatar significa comprar. Ninguém se interessou em pagar o preço por nós, mas Cristo veio e nos comprou. Ele nos resgatou e redimiu da maldição da lei (Gl. 3:13).
A palavra usada em Gálatas 3:13 traduzida como resgatar é exagorazo. Ela vem de duas palavras gregas ex e ágora. Ex é um prefixo que designa algo para fora e ágora era o mercado de Atenas. Resgatar então significa comprar no mercado de escravos e levar para fora numa vida livre.
Nos dias de Jesus a forma comum como os judeus executavam os criminosos era pelo apedrejamento. O Senhor Jesus poderia ter morrido dessa forma, mas em vez disso ele foi crucificado. Mil anos antes de existir a crucificação Moisés disse que aquele que fosse pendurado no madeiro seria amaldiçoado (Dt. 21:23). Isso significa que o Senhor não derramou seu sangue apenas para nos perdoar dos pecados, mas também para nos livrar da maldição fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar.
Todas as vezes que resolvemos nos relacionar com Deus com base em nossa performance, em nosso mérito ou em nossas obras nós decaímos para a lei e nos separamos da graça de Deus. E uma vez que nos separamos da graça nos sujeitamos novamente às maldições da lei.
Só existe duas possibilidades: ou vivemos pela graça ou confiamos na lei. Se não dependemos do favor imerecido nós caímos para a lei.
Não podemos viver pela fé e pelas obras ao mesmo tempo. Esses dois princípios de vida são como água e óleo, não podem se misturar.
E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá. Gl. 3:11-12
Essa é a razão porque muitos crentes não são abençoados, eles ainda vivem confiados no mérito da lei. Não dependem de fé, mas de obras de justiça. E pelo contexto de Gálatas nós sabemos que a fé aqui é a justificação por fé, é a confiança absoluta na obra de Cristo realizada na cruz. A minha justiça é apenas um dom que eu recebi e não uma virtude que eu conquistei pela minha obediência aos mandamentos.

O justo vive pela fé
Todos os milagres do Senhor foram feitos exclusivamente pela fé. Em nenhum momento o Senhor exigiu das pessoas um bom comportamento antes de fazer o milagre. As pessoas certamente tinham problemas conjugais, ressentimentos e intrigas, mas o Senhor nunca disse para eles primeiro cumprirem os mandamentos antes de curá-los.
O Senhor também jamais enviou doenças sobre alguém como forma de discipliná-lo. Ele nunca impôs as mãos para dar lepra, só para curar. Em nenhum momento o Senhor faz os milagres com base no merecimento das pessoas, mas sempre com base na fé.
Todas as pessoas que vieram a Jesus foram curadas. Será que todas elas cumpriam a lei perfeitamente? Claro que não. Eles somente recebiam pela fé.
Em Mateus 9 temos o relato da cura de dois cegos. A única condição do Senhor foi a fé.
Partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando: Tem compaixão de nós, Filho de Davi! Tendo ele entrado em casa, aproximaram-se os cegos, e Jesus lhes perguntou: Credes que eu posso fazer isso? Responderam-lhe: Sim, Senhor! Então, lhes tocou os olhos, dizendo: Faça-se-vos conforme a vossa fé. Mt. 9:27-29
O Senhor lhes perguntou: “vocês creem que eu posso fazer isso?” Ele não lhes exortou dizendo: “o que vocês têm olhado?” A graça depende de fé, mas a lei é a confiança nas próprias obras e méritos.
Em Mateus 15 o Senhor falou a mesma coisa para a mulher siro-fenícia. Para que ela recebesse o milagre apenas a fé foi necessária.
Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã. Mt. 15:28
Essas pessoas não eram perfeitas. Elas certamente tinham pecados. Elas não receberam o milagre com base em quão santas eram. É claro que a santidade glorifica o Senhor, mas não é a razão para a bênção. Na verdade a bênção é que produz santidade, pois é a bondade de Deus que nos conduz ao arrependimento (Rm. 2:4).
O Senhor nunca diz: “grande é o meu poder!” Mas ele disse para a mulher que a fé dela era grande.
Em Lucas, falando do leproso curado que voltou para agradecer, mais uma vez o Senhor mostra que a única condição é fé.
E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou. Lc. 17:19
No evangelho de Marcos o Senhor também curou o paralítico unicamente por causa da sua fé.
Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados. Mc. 2:5
Dirigindo-se para a mulher hemorrágica o Senhor disse que foi a fé dela que a salvou.
Então, lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz. Lc. 8:48
Infelizmente muitos ainda estão focados em sua performance em vez de apenas crerem. Na verdade quanto mais olham para o que tem feito, menos fé conseguem ter. Mas quando entendemos que a nossa justiça é pela fé espontaneamente nos colocamos na posição de receber a bênção.
Diante da importância da fé os discípulos pediram a Jesus que lhes aumentasse a fé.
Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá. Lc. 17:5-6
O Senhor torna as coisas ainda mais fáceis para nós. Não precisamos de uma grande fé. Se tivermos fé como um grão de mostarda que é a menor das semente, isso será suficiente para recebermos o milagre de Deus. Precisamos apenas usar a fé que temos.
Que tipo de vida você deseja? Uma vida de performance ou uma vida de fé? Não precisamos mais viver debaixo de maldição. No entanto existe uma condição para a bênção: crer na justiça que procede da fé. Quanto mais confiamos em nossa obediência aos mandamentos, mais maldição nós vemos.

A justiça própria foi amaldiçoada
Não escolha viver um tipo de vida que foi amaldiçoado pelo Senhor Jesus.
No dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome. E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela, porventura, acharia alguma coisa. Aproximando-se dela, nada achou, senão folhas; porque não era tempo de figos. Então, lhe disse Jesus: Nunca jamais coma alguém fruto de ti! E seus discípulos ouviram isto. Mc. 11:12-14
Deixe-me compartilhar algumas coisas sobre figueiras em Israel. Durante o inverno as figueiras perdem as suas folhas e então na primavera as folhas brotam novamente. Quando as folhas voltam todos sabem que dentro de mais seis semanas o tempo dos filhos estará chegando.
Mas no tempo quando as folhas brotam também brotam os figos temporãos. Era por esses figos que o Senhor estava procurando. Mas se uma figueira não tem esses primeiros figos temporãos, isso demonstrava que seis semanas depois não haveria figo nenhum.
Mas o que representam as folhas de figueira? Para compreendermos isso precisamos recorrer ao princípio da primeira menção. As folhas da figueira foram mencionadas pela primeira vez quando Adão e Eva tentaram fazer cintas para si (Gn. 3:7). Elas simbolizam a obra humana procurando ter justiça própria diante de Deus. É um esforço humano para tentar cobrir o pecado sem o sangue. A figueira com folhas sem frutos foi amaldiçoada por Jesus.
O Senhor fez muitos milagres, mas todos eles foram obras de graça e misericórdia, apenas um foi um milagre de maldição: o da figeura com folhas sem frutos. Isso certamente tem uma grande importância para nós. Quando o Senhor amaldiçoou a figueira ele na verdade estava amaldiçoando a justiça própria, o tentar se justificar pelas obras da lei.
Nós estamos debaixo da bênção, mas se decidirmos confiar em nossos méritos e obras da lei estaremos nos posicionando segundo um estilo de vida que foi amaldiçoado por Jesus. Não faça isso. Permaneça na posição da bênção.
A bênção e a maldição estão relacionadas ao nosso entendimento da lei e da graça. Depois que somos justificados pela fé podemos viver como vencedores ou derrotados. Se pensamos que agora a vida cristã deve ser vivida no esforço e no merecimento da lei então viveremos como derrotados, mas se cremos que a santificação também é graça mediante a fé seremos vencedores.
Apenas lembre-se disso: aqueles que querem viver pela justiça da lei precisam cumprir todos os mandamentos, se quebrarem apenas um serão amaldiçoados. Mas aquele que vive pela justiça de Cristo não pode mais viver debaixo de maldição, pois ele é abençoado por causa da obediência de Cristo e não por causa da sua justiça própria.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2015 Igreja Videira em Fortaleza/CE | Vivemos com amor.
Topo
Desenvolvido por AlissonDesign