O MONTE DE DEUS
Introdução:
Os principais encontros de Deus com seu povo foram realizados nos montes. Por que? Não penso que seja devido o monte estar mais perto de Deus devido sua altura. Em Salmo 139:7-13, nos mostra que Deus tem poder para estar em qualquer lugar. Temos varias referencias da manifestação de Deus em um monte.
Carmelo – O Monte da Dúvida (I Rs 18.20,21)
Getsêmani – Monte da Angústia (Mt 26.36-38)
Ararate – Monte do Repouso (Gn 8.4) e do recomeço.
Ebal e Gerezim – Monte da Maldição e da benção (Dt 27.11-26),
Oliveiras – O Monte da Oração (Lc 22.39,40)
Moriá – O Monte da Provação (Gn 22.2)
Pisga – O Monte da Visão (Dt 34.1)
Hermom – O Monte da Transfiguração (Mt 17.1)
Horebe ou Sinai – O Monte de Deus (ÊX 3.1)

A EXPERIÊNCIA NO SINAI – Ex3:1-12
Deus não vai te levar ao Monte Sinai, mas vai te separar para se manifestar a ti.
Egito tipifica o mundo
Faraó, tipifica satanás
Depois que tirou o povo do Egito Deus leva Moisés novamente ao monte e ali ele passa 40 dias e se mostrou a Ele, ele deixou que Moisés pudesse ver a sua glória. Quando Moisés desceu seu rosto brilhava, ele estava diferente. Quando você volta do encontro seu rosto tambem brilham. Aqueles que tiveram com Deus no monte, voltaram com os rostos resplandecente da glória de Deus. Embora tenham tido muitas experiências, a libertação do Egito, passar o mar vermelho, mas até agora não vimos o povo servindo a Deus. A partir do capítulo 19 de êxodo, vemos Deus preparando o seu povo para servi-lo e para cumprir o seu propósito. Assim também o Senhor vai te preparar para servi-lo. Batismo, consagração, conhecer a palavra através de cursos.
Em 3:12 Deus disse que depois de sair do Egito deveria servi-lo no monte. Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
Ex 5:1 Depois, foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto. 2 Respondeu Faraó: Quem é o SENHOR para que lhe ouça eu a voz e deixe ir a Israel? Não conheço o SENHOR, nem tampouco deixarei ir a Israel.
3 Eles prosseguiram: O Deus dos hebreus nos encontrou; deixa-nos ir, pois, caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrifícios ao SENHOR, nosso Deus, e não venha ele sobre nós com pestilência ou com espada.
SERVIR
CELEBRAR
SACRIFICAR (CONSAGRAR)
SERVIR
Deus tirou o povo da escravidão para serem servos dele. Antes escravos do diabo, mas agora você é servo de Deus, servo de Cristo. Você era obrigado a fazer a vontade do diabo, através dos vícios, das prisões na mente da condenação, da depressão, do medo Você vivia debaixo da opressão maligna que te acusava de dia e de noite. Mas agora você ganhou a carta de alforria, Deus te dá livre arbítrio para servi-lo.
CELEBRAR – chagag
É festejar mesmo, dançar, cantar, se alegrar, comer. Festa sem comida, sem alegria não é festa. Por que celebrar? na raiz da palavra chagag é Deus removendo deles o terror, o medo, a opressão. Eles tiveram dias terríveis de sofrimento, foram fustigados com vara, com escassez de comida. E muito trabalho sem recompensa, chegou seu tempo de celebrar, se você entender, tiver revelação e perseverar com Deus sua vida será totalmente transformada, terás restituição de tudo que te foi roubado, isso é motivo para celebrar, aleluia!!! Vamos dar 7 ALELLUIAS.
SACRIFICAR (CONSAGRAR)
Ex. 5:3 Eles prosseguiram: O Deus dos hebreus nos encontrou; deixa-nos ir, pois, caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrifícios ao SENHOR, nosso Deus.
Faraó sempre vai te fazer propostas, vai tentar negociar a sua vida com Cristo. Veja 4 propostas que ele lhe fará.
1ª proposta de Faraó
Ex 8:25 Chamou Faraó a Moisés e a Arão e disse: Ide, oferecei sacrifícios ao vosso Deus nesta terra.
Voce pode adorar a Deus, mas não saia do mundo, nem precisa ir para a Igreja. Faraó disse: Adore o Deus de vocês aqui mesmo no Egito, sirva a Deus do jeito que você quer e bem entende. Participe dos prazeres do mundo.
Sirva a Deus – mas continue praticando o pecado, seja crente – mas continue adulterando, roubando, mentindo;
Seja cristão – mas, não deixe as boates, as noitadas, as bebidas;
Seja crente – mas, continue com o vício da pornografia;
Seja crente – mas, continue seguindo o sistema do mundo;
Seja cristão aqui mesmo no Egito
Mas, ao ouvir esta infame proposta, Moisés dá para Faraó um grande NÃO
É necessário que cortemos toda e qualquer ligação ou comprometimento com o mundo…
2ª proposta: VÁ, MAS NÃO PRECISA IR MUITO LONGE
Então, disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que ofereçais sacrifícios ao SENHOR, vosso Deus, no deserto; somente que, saindo, não vades muito longe; Ex.8:28
Faraó sentindo que não havia maneira de segurar a Israel – então lhe faz uma segunda proposta: Vou deixar vocês saírem – somente que indo, não vão muito longe. Fiquem perto do Egito. Fiquem perto dos meus olhos (de meu alcance). Pode ir, mas não precisa se consagrar muito, se santificar. Não ore muito, não leia a bíblia muito, só um pouquinho. Para que ser fanático. Não precisa ir a todos os cultos, a todas as reuniões de células.
3ª proposta: NÃO VÁ TODO MUNDO
Ex 10:11 Não há de ser assim; ide somente vós, os homens, e servi ao SENHOR;
O Diabo quando não consegue impedir os adultos quer segurar os jovens e as crianças para ter em breve mais uma geração de escravos no Egito. Você sabia, que satanás quer escravizar nossos filhos. Ele está agindo pelos meios de comunicação – Games não recomendáveis – Internet – filmes impróprios – e também pelos ensinos contra Deus nas escolas. Leve seus filhos para a igreja diga não a faraó. Josué aprendeu muito bem esse principio e escreveu eu e minha casa serviremos ao Senhor. Js 24:15 – Repitam eu e minha casa serviremos ao Senhor.

4ª A PROPOSTA DE DEIXAR OS BENS NO EGITO
Então, Faraó chamou a Moisés e lhe disse: Ide, servi ao SENHOR. Fiquem somente os vossos rebanhos e o vosso gado; Ex 10:24
As ovelhas e o gado não eram apenas para alimento, mas também para o dizimo e oferta ao Senhor.
25 Respondeu Moisés: Também tu nos tens de dar em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao SENHOR, nosso Deus. 26 E também os nossos rebanhos irão conosco, nem uma unha ficará; porque deles havemos de tomar, para servir ao SENHOR, nosso Deus, e não sabemos com que havemos de servir ao SENHOR, até que cheguemos lá.
Para que dizimar, você já esta na igreja mesmo.
Não aceite esta maligna proposta – Pv 3:9,10
Vamos contribuir com alegria – 2 Co 9:6,7
Nenhum de nossos bens deve ficar no Egito – Sl 103:1,2
CONCUSÃO
Introduzidos na presença de Deus
a. No monte Sinai
O monte Sinai representa a experiência da revelação de Deus. Lá Deus falou.
O monte é um lugar de onde vem a Palavra de Deus.
Vemos Jesus ensinando seus discípulos no monte das bem-aventuranças, como se fosse uma sala de aula do cursão e do CTL.
No monte, nós temos revelação de Deus e do seu propósito.
Foi de um monte que o Senhor proferiu a constituição do reino (Mt 5 a 7).
Foi sobre um monte que ele proferiu a profecia do fim da era (Mt 24:3)
Deus falou a Pedro e a outro discípulo no monte da transfiguração (Mt 17:5).
João foi levado a um alto monte para ter a revelação do Apocalipse.
b. Pela santificação – 19:10
Ser santificado é ser separado do mundo para Deus. No monte Sinai eles estavam bem longe do Egito e assim estavam separados para a presença de Deus (Hb. 12:14)
c. Em ressurreição – 19:11
Na Bíblia o terceiro dia simboliza ressurreição. Esta ressurreição significa que o velho se foi e agora estamos numa nova posição e numa nova vida.
d. Para ouvir a voz de Deus – 19:9
Quando estamos na presença de Deus podemos ouvir a sua voz. Ouvir a Deus é estar em sua presença.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2015 Igreja Videira em Fortaleza/CE | Vivemos com amor.
Topo
Desenvolvido por AlissonDesign