4ª Ministração CASA DE PAZ – RESTITUIÇÃO

Texto: João 11.1-6, 17-44

Para o Líder: Chegamos na metade do projeto e hoje vamos trabalhar com o tema fé. Queremos e precisamos ver os
milagres de Deus acontecerem. Por isso, é necessário que o líder seja intrépido, ore com as pessoas e estimule-as a
crer por mais difíceis que sejam as situações.

Introdução: Muitas vezes as pedras atingem as nossas casas trazendo tristezas e até desespero. Situações maiores
que nos parecem irreversíveis, a menos que haja um grande milagre de Deus. Casamentos destruídos,
relacionamentos quebrados entre pais e filhos, enfermidades sérias, falência financeira ou desemprego, são exemplos
muito comuns de como as pedras podem afetar o nosso lar. Hoje vamos aprender sobre restituição através do que
aconteceu na casa de uma família que sempre recebia Jesus na cidade de Betânia. Quando Lázaro morreu, suas irmãs
Marta e Maria pensaram que aquela era uma situação perdida. Mas Jesus entrou naquela casa e restabeleceu a paz e
ressuscitando aquele que estava morto. Vamos ver o que essa história tem para nos ensinar.

1. DEUS SEMPRE TEM O SEU TEMPO E A SUA MANEIRA DE AGIR – João 11.1-6,17
Jesus era amigo daquela família. Sempre que estava por Betânia, hospedava-se em sua casa. Por isto,
quando Lázaro adoeceu, suas irmãs mandaram chamar Jesus. Porém ele demorou e Lázaro morreu. Muitas vezes
ficamos confusos porque, mesmo buscando a Deus, as coisas não acontecem do jeito que queremos e no tempo que
esperamos. Por causa disso, muitos se rebelam e param de buscar a Deus. Entretanto o caminho do Senhor é perfeito,
ainda que não entendamos. Sua aparente demora muitas vezes acontece para provar a nossa fé, para quebrantar o
nosso coração ou simplesmente para que o milagre seja ainda maior e o Pai seja glorificado. O nosso papel é continuar
buscando, até que ele opere em nosso favor – (Lucas18.1-8).

2. O AMOR DE DEUS POR NÓS NÃO PODE SER MEDIDO PELA AUSÊNCIA DE PROBLEMAS – João 11.5-32-36
Maria e Marta estavam confusas quanto ao amor de Deus. Ambas ao receberem Jesus, falam palavras que
demonstram esta incompreensão. Porque Ele demorou tanto? Porque deixou Lázaro morrer? No entanto, Jesus amava
aquela família e estava sofrendo com ela. Ainda que soubesse do milagre que iria realizar, Jesus chorou por vê-los
sofrendo e incrédulos. Muitas vezes passamos por situações semelhantes. Por não compreendermos os caminhos de
Deus, duvidamos do seu amor e do seu poder e, enquanto agimos assim, retardamos os milagres que precisamos.
(Jeremias 29.11-12).

3. A FÉ É A GRANDE CHAVE QUE ABRE A PORTA DO SOBRENATURAL EM NOSSAS VIDAS –João 11.21-22, 40
Se creres verás a glória de Deus. Este é o maior de todos os segredos espirituais. Não temos que entender o
que Deus faz e nem mesmo concordar. Temos que crer! A fé é o único canal para os milagres. Se queremos ver a
restituição daquilo que perdemos precisamos aplicar a nossa fé(Tiago1.6-7).

4. PRECISAMOS REMOVER OS EMPECILHOS PARA QUE OS MILAGRES ACONTEÇAM – João 11.38-44
Há atitudes que precisamos tomar para que os milagres aconteçam em nossas vidas e famílias. Existem
coisas que Deus não vai fazer por nós, e que são empecilhos para o seu agir. Jesus mandou que tirassem a pedra que
fechava a sepultura de Lázaro. Ele poderia fazer isto de maneira sobrenatural, mas não fez, porque há sempre uma
responsabilidade que cabe aos homens.
Há muitas pedras que nos impedem de experimentar os milagres de Deus em nossa vida. A pedra da
incredulidade, a pedra da acomodação, a pedra da desistência, a pedra da mágoa. Temos que remover tudo aquilo que
nos impede de ver a ação sobrenatural de Deus em nossa casa(Hebreus 12:1-2).

Conclusão: Ainda que não compreendamos a maneira como Deus está fazendo as coisas, precisamos crer e
perseverar. Lembre-se que a fé é a chave! Porém, a verdadeira fé se manifesta em atitudes da nossa parte. Precisamos
orar, buscar a Deus, seguir firme na aliança, mas precisamos também remover a pedra, nos livrar dos obstáculos que
estão entre o Senhor e aquilo que buscamos. Se fizermos assim, ainda que o luto e o choro tenham entrado em nossa
casa, darão lugar a alegria porque o nosso Deus é Deus de ressurreição e restituição.

Compartilhamento:
1) O que tem ocorrido em sua casa que não está como você gostaria? Compartilhe!
2) Que empecilhos você identifica em sua vida, para que os milagres ocorram? Compartilhe!
3) Você está disposto a remover as pedras que impedem Jesus de fazer a restituição? Que pedras
seriam essas?

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2015 Igreja Videira em Fortaleza/CE | Vivemos com amor.
Topo
Desenvolvido por AlissonDesign